Serra do Marão
Serra do Norte de Portugal.
Situada entre as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Douro Litoral, esta montanha xistosa e granítica atinge uma altitude máxima de 1415 metros, com uma orientação noroeste-sueste.
Tem minas de ferro, estanho e chumbo.
A região da serra do Marão foi motivo de inspiração para escritores como Miguel Torga e Teixeira de Pascoais.
Partilhar
Como referenciar
Serra do Marão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$serra-do-marao [visualizado em 2026-08-10 22:20:16].
Outros artigos
-
Douro LitoralRegião do Norte de Portugal e uma das onze províncias tradicionais. Ocupando a parte inferior da bac...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Serra de FicalhoSerra do Baixo Alentejo, também conhecida por serra da Adiça, situa-se no concelho de Serpa, a sul d
-
Serra de ReboredoSerra do distrito de Bragança, na margem direita do rio Douro, situada entre este e o rio Sabor. A s
-
Serra de PortalegreSerra com a altitude máxima de 314 metros, situada a norte da cidade com o mesmo nome.
-
Serra de NogueiraSerra do distrito de Bragança, apresentando a orientação nor-nordeste/su-sudoeste e uma extensão de
-
Serra de MontejuntoSituada no extremo Sul do Concelho do Cadaval e a norte do Concelho de Alenquer, a serra de Montejun
-
Serra de NisaSerra do distrito de Portalegre, com a altitude máxima de 460 metros.
-
Serra de S. MacárioSerra de Portugal Continental que, juntamente com as serras da Arada, da Freita e do Arestal, faz pa
-
Serra de S. MamedeSerra do distrito de Portalegre, com a altitude máxima de 1025 metros e orientação de nor-noroeste/s
Partilhar
Como referenciar 
Serra do Marão na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$serra-do-marao [visualizado em 2026-08-10 22:20:16].