Artigos de apoio

solução de HCl

A preparação da uma solução de ácido clorídrico (HCl) faz-se, em geral, a partir de uma solução aquosa de ácido clorídrico, que é um gás nas condições normais de pressão e temperatura. A esta solução dá-se o nome de "ácido clorídrico concentrado".
Para se poder preparar uma solução de HCl de título (concentração) aproximado tem de se conhecer as características do ácido clorídrico concentrado e, a partir delas, calcular a quantidade necessária para preparar a solução pretendida.
A solução de HCl preparada será depois titulada, isto é, determinada a sua concentração, através de um método que se baseia na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, uma das quais contém a substância a ser doseada e a outra é uma solução de concentração conhecida.
Para a realização da experiência de preparação e titulação de ácido clorídrico (HCl) é necessário o seguinte material: balança analítica, bico de Bunsen, copos de titulação, bureta de 25 ml, conta-gotas, frasco de 1 litro, funil de vidro e proveta.
São utilizados os seguintes reagentes: ácido clorídrico concentrado, bórax e vermelho de metilo+azul de metileno.
Começa-se por determinar as características do ácido clorídrico concentrado através das indicações do rótulo. Calcula-se, aproximadamente, o volume de ácido clorídrico concentrado necessário à preparação de 1 litro de solução de HCl. Em seguida lava-se o frasco e deita-se aproximadamente 1 litro de água desionizada. Mede-se, com uma proveta, o volume de ácido clorídrico concentrado e adiciona-se à água do frasco. Rolha-se o frasco e agita-se bem até homogeneização completa.
Deste modo fica preparada a solução de HCl.
Em seguida procede-se à sua titulação, para determinar a sua concentração rigorosa.
Primeiro há que recristalizar o bórax, substância primária, de concentração conhecida, que vai ser usada para se determinar a concentração de HCl. Pesa-se o bórax para dois copos de titulação e adiciona-se a cada um deles água desionizada. Aquece-se um pouco cada um dos copos a fim de dissolver o bórax e deixa-se arrefecer as soluções à temperatura ambiente. Em seguida, prepara-se uma bureta com a solução de HCl a titular.
A cada copo juntam-se algumas gotas de vermelho de metilo + azul de metileno que funcionam como indicador e permitem, por mudança de cor, visualizar o ponto final da titulação. No início a solução apresenta a cor verde e quando se atingir o ponto final apresenta uma cor azul arroxeada ou cinzenta neutra.
Junta-se então solução de HCl da bureta para o copo de titulação e quando a solução contida no copo mudar de cor anota-se o volume de HCl gasto.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de HCl gasto na titulação, calcula-se a concentração deste.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-18 13:26:34]. Disponível na Internet: