Artigos de apoio

solução de NaOH

O hidróxido de sódio (NaOH) não é uma substância primária (substância de concentração conhecida), pois não apresenta as propriedades destas substâncias que são pouco higroscópicas e não reagem com o dióxido de carbono atmosférico. Devido a estes factos, é inútil uma pesagem rigorosa de NaOH sólido, pois não se conhece a sua composição exata, nem a quantidade de água (humidade) que este contém.
Assim, tal como para o ácido clorídrico, preparam-se soluções de concentração aproximada que depois se titulam (para determinar a concentração rigorosa). Para a realização da experiência de preparação e titulação de hidróxido de sódio (NaOH) é necessário o seguinte material: balança analítica, bico de Bunsen, copos de titulação, copo de precipitação, bureta de 25 ml, conta-gotas, frasco de polietileno de 1 litro, funil de vidro, papel de filtro e proveta.
Os reagentes utilizados são os seguintes: hidróxido de sódio sólido, solução de HCl de concentração rigorosa e alaranjado de metilo.
Começa-se por preparar uma solução de NaOH a partir do sólido. Pesa-se uma quantidade determinada de NaOH sólido e deita-se água desionizada num copo de precipitação onde se adiciona o NaOH sólido previamente pesado. Agita-se até à dissolução completa e deixa-se repousar durante algum tempo. Filtra-se a solução assim obtida e guarda-se a solução límpida num frasco de polietileno, uma vez que o NaOH ataca o vidro.
Em seguida, lava-se muito bem um frasco de polietileno de 1 litro e junta-se-lhe água desionizada e uma quantidade determinada da solução de NaOH previamente preparada. Agita-se muito bem o frasco até à homogeneização completa.
Deste modo fica preparada a solução de NaOH.
Para se determinar, exatamente, a concentração da solução de NaOH, podem utilizar-se substâncias primárias de carácter ácido. No entanto, é mais prático comparar a solução de NaOH com uma solução de concentração rigorosa de HCl.
Começa-se por adicionar a cada copo de titulação uma quantidade determinada de HCl de concentração rigorosa e água desionizada e no fim algumas gotas de indicador que, neste caso, é o alaranjado de metilo. Prepara-se uma bureta com a solução de NaOH a titular. Junta-se à solução contida no copo de titulação NaOH gota a gota, até mudar a cor para amarelo e anota-se o volume de NaOH gasto.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de NaOH gasto na titulação, calcula-se a concentração deste.

1

2

3

4

5