Artigos de apoio

tecido conjuntivo

Tipo de tecido animal que serve de suporte ao organismo. Os tecidos conjuntivos são constituídos por células e fibras (colagéneas, elásticas ou reticulares) distribuídas numa matriz extracelular (substância fundamental ou intersticial) abundante.
Existem dois tipos principais de tecidos conjuntivos: os tecidos conjuntivos propriamente ditos e os tecidos conjuntivos especializados.
Os tecidos conjuntivos propriamente ditos incluem o tecido conjuntivo laxo, o tecido conjuntivo elástico, o tecido conjuntivo fibroso, o tecido conjuntivo reticular e o tecido conjuntivo adiposo.
Os tecidos conjuntivos especializados são o tecido cartilagíneo e o tecido ósseo. O tecido cartilagíneo ou cartilagem é um tecido conjuntivo muito resistente às trações. A sua matriz é sólida, mas séctil. A cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a fibrocartilagem são tipos de tecidos cartilagíneos. O tecido ósseo, por sua vez, é um tecido conjuntivo rígido e a sua matriz encontra-se impregnada de uma grande quantidade de sais minerais. Existem basicamente dois tipos de tecidos ósseos, o esponjoso e o compacto.
O tecido sanguíneo também pode ser considerado um tipo de tecido conjuntivo especializado, em que a matriz é líquida.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 12:10:55]. Disponível na Internet: