Artigos de apoio

terpeno

Um terpeno, também designado por terpenóide, consiste em cada um dos hidrocarbonetos saturados ou insaturados que se consideram formalmente constituídos por sucessivas unidades de isopreno (C5H8) e que se encontram bastante difundidos nos reinos animal e vegetal, sobretudo sob a forma de derivados oxigenados (álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres).
Os terpenos de baixo peso molecular encontram-se sobretudo como componentes dos óleos essenciais, enquanto que os de peso molecular médio ou elevado constituem o esqueleto dos esteroides, dos carotenoides e da borracha.
É vulgar classificar os terpenos tomando como referência a unidade terpeno de 10 átomos de carbono. Assim, classificam-se os terpenos em: monoterpenos, aqueles que possuem duas unidades de isopreno (C10H16), como é o caso do geraniol, do limoneno, do mentol, da cânfora e do pineno; sesquiterpenos, aqueles que possuem três unidades de isopreno (C15H24), como é o caso do guaiacol e do farnesol; diterpenos, aqueles que possuem quatro unidades de isopreno (C20H32), como é o caso do fitol; triterpenos, aqueles que possuem seis unidades de isopreno (C30H48), como é o caso do esqualeno e dos esteroides; tetraterpenos, aqueles que possuem oito unidades de isopreno (C40H64), como é o caso dos carotenoides e do licopreno e finalmente os politerpenos, formados por mais de oito unidades de isopreno, como por exemplo a borracha e a guta-percha.
Os monoterpenos e os sesquiterpenos possuem duas características fundamentais: têm baixa solubilidade em água e em soluções alcoólicas diluídas e têm propensão para oxidarem rapidamente. Ao serem misturados, tendem a polimerizar. Quando tal ocorre, dá-se uma deterioração no sabor e odor do óleo essencial.
A função dos monoterpenos e sesquiterpenos nos óleos essenciais é vista de dois modos: ou agem como simples diluentes ou solventes dos derivados oxigenados ou como estabilizadores ou fixadores dos mesmos.

Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 07:57:25]. Disponível na Internet: