Artigos de apoio

texto expositivo

O texto expositivo remete para a ideia de explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço, a importância ou as circunstâncias do seu acontecer.
O discurso expositivo tem por objetivo informar, definir, explicar, aclarar, discutir, provar e recomendar alguma coisa, recorrendo à razão e ao entendimento.
Na organização do texto expositivo, é necessário escolher o tema a desenvolver, definir o propósito que perseguimos ou os objetivos, conhecer o destinatário da exposição, pesquisar a informação sobre o tema, selecionar os dados de interesse, elaborar um guião com o plano do que se vai escrever ou dizer, estruturar de forma ordenada a informação, recorrer a materiais de suporte como imagens, gráficos, diagramas, slides em powerpoint ou flash...
O texto expositivo implica uma apresentação consequente e lógica do assunto, com articulação apropriada de partes relevantes. Daí a necessidade de o desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço ou as circunstâncias.
Independentemente da realização comunicativa, é possível encontrar marcas distintivas na exposição oral e na exposição escrita. Na primeira, a apresentação do assunto deve ser consequente e lógica, com articulação apropriada de partes relevantes; e os argumentos apresentados devem ser pertinentes e eficazes. As razões e dados não só necessitam de possuir clareza e precisão, mas têm de estar de acordo com o que se quer transmitir para que produzam efeito, quer seja na transmissão de uma informação, quer surjam como opinião, ou mesmo se o texto é de propaganda. Como, muitas vezes, a exposição oral é uma comunicação sem intercâmbio, qualquer enunciado deficiente não pode ser esclarecido e sofre, com frequência, interpretações diversas e que podem ser totalmente deturpadas. O cuidado a ter na organização das ideias e na estruturação do discurso tem de ser o melhor. O texto expositivo está associado com a análise e a síntese de representações conceptuais.
A exposição escrita surge, com frequência, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivo-argumentativo. O informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais; o expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema.

1

2

3

4

5