Artigos de apoio

todo-o-terreno (TT)

Modalidade desportiva que consiste em realizar percursos, preestabelecidos ou não, por montes, vales e florestas, tendo como objetivo ultrapassar os vários obstáculos naturais utilizando um veículo, que tanto pode ser um jipe, como uma moto.
O primeiro veículo TT, tal como é hoje entendido, nasceu nos Estados Unidos na sequência de um concurso público lançado pelo Departamento da Defesa, em 1940. O objetivo era criar uma viatura que pudesse transitar em qualquer tipo de terreno, transportar dois homens, 250 quilos de carga e ainda uma metralhadora pesada. Nascia assim o primeiro veículo para todo-o-terreno. Era um carro de trabalho, raras vezes utilizado em passeios. Os ingleses foram os primeiros, aproveitando a sua vocação para caminhos difíceis, a organizar um campeonato de trial em automóvel.
Um veículo todo-o-terreno permite atravessar os mais inóspitos desertos, desvendar florestas, trepar montanhas inacessíveis aos outros veículos e aventurar-se em lamaçais e cursos de água. Mas é preciso ter cuidado, pois na lama e em areias moles o veículo pode perder aderência e no caso dos cursos de água convém verificar sempre a sua altura. Contudo o TT turístico deve ser praticado em locais onde a passagem do veículo não agrida o ambiente nem os interesses de outras pessoas. Além disso convém evitar circular sozinho, pois pode precisar da ajuda de outro TT. Nas modalidades de competição, a cronometragem das provas é essencial.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 03:58:57]. Disponível na Internet: