Artigos de apoio

voltímetro

Um voltímetro é um aparelho elétrico que permite medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico. Estes aparelhos, tal como os amperímetros podem ser analógicos (apresentam ponteiros que se movem sobre escalas) ou digitais. Um voltímetro digital é um aparelho que compara periodicamente o sinal de entrada com uma diferença de potencial constante, gerada por um dispositivo interno do aparelho e que converte as diferenças encontradas num sinal digital que é mostrado num ecrã ou mostrador. A escala de um voltímetro deve ser escolhida com atenção e para tal é necessário ver qual é o alcance do aparelho, bem como a menor divisão da escala, ajustando esta ao valor da grandeza a medir.
Um voltímetro deve ser instalado em paralelo com o dispositivo elétrico nos extremos do qual se pretende determinar a diferença de potencial.
Consoante a tipologia das ações dos voltímetros, estes podem ser classificados em eletromagnéticos, eletrodinâmicos, eletrostáticos e eletrónicos.
Existem diversos tipos de voltímetros, sendo os mais utilizados os voltímetros de bobina móvel, os voltímetros de ferro móvel e os osciladores de raios catódicos, sendo estes últimos também utilizados como voltímetros.
Os voltímetros de bobina móvel são constituídos por um galvanómetro associado em série a um resístor de elevada resistência. Se se pretender medir a diferença de potencial com uma corrente alternada é necessário incluir no circuito um retificador.Nos voltímetros de ferro móvel não se usa retificador e pode ser utilizada corrente contínua ou corrente alternada.

1

2

3

4

5