Artigos de apoio

Zagreb



Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Croácia, Zagreb situa-se entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica. Desfruta de uma localização privilegiada entre a Europa Central e o mar Adriático. O seu clima é continental, possuindo verões quentes e secos e invernos frios. Possui cerca de 970 000 habitantes (2006).


História e Monumentos
Embora a presença humana na região já se fizesse sentir desde muito antes, a história de Zagreb remonta ao ano 1094, quando o rei húngaro Ladislau I fundou uma diocese no monte Kaptol. Na mesma altura, formou-se uma outra comunidade no monte vizinho de Gradec, que se viria a tornar a parte alta (e bem preservada) da atual cidade de Zagreb. Ambas as localidades foram invadidas pelos mongóis em 1242. Nos séculos XIV e XV, as duas comunidades competiram em termos económicos e políticos, tornando-se no século XVII uma só comunidade, a de Zagreb. Esta área corresponde ao centro cultural da cidade atual. A cidade sofreu devastações causadas por incêndios e pragas durante os séculos XVII e XVIII. Durante o século XIX, a cidade assistiu à construção de importantes instituições culturais e históricas. A presente configuração de Zagreb ficou definida no início do século XX, após um terramoto que afetou a cidade. Após a Segunda Guerra Mundial, odeu-se um grande crescimento da cidade, nomeadamente para sul do rio Sava. Em 1991, tornou-se capital da Croácia independente, na sequência da desagregação da Jugoslávia. O Teatro Nacional da Croácia, construído em 1885, é talvez o seu monumento mais impressionante.


Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade é um importante destino turístico, embora também funcione como local de passagem para os turistas que procuram as praias do Adriático ou cidades históricas como Dubrovnik. A sua principal atração é a parte histórica, correspondente à cidade alta, e a Kaptol, com os seus edifícios históricos, igrejas, restaurantes e cafés. Possui diversos e excelentes museus como o Museu Arqueológico, o Museu Croata de História Natural, o Museu Etnográfico ou o Museu Mimara, entre outros. Um dos locais mais visitados é a Sala de Concertos Vatroslav Lisinski, construída em 1973. É também uma cidade com muitos eventos anuais, entre os quais se destacam o Animafest (festival internacional de cinema de animação) ou o Eurokaz (festival internacional de teatro contemporâneo). A Universidade de Zagreb, fundada em 1669, é a maior e mais antiga da Europa de Leste.


Economia
A cidade concentra a maior parte da produção industrial do país, destacando-se as indústrias metalomecânicas, de equipamentos elétricos, têxteis, produtos químicos e farmacêuticos, gráficas, de madeira, etc. Lidera a economia do país também pelas suas instituições científicas e de investigação, assim como pela concentração das instituições governamentais. O turismo e o comércio ajudam a compor um quadro forte no contexto médio das economias do leste europeu, embora não tão significativo pelos padrões ocidentais. É servida pelo aeroporto internacional "Pleso", localizado a 14 km do sul da cidade.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-29 12:23:51]. Disponível na Internet: