Artigos de apoio

carbonato de magnésio

O carbonato de magnésio é um composto branco, de fórmula química MgCO3, que existe na forma anidra e hidratada.
O carbonato de magnésio anidro possui uma densidade relativa de 2,96, cristaliza no sistema trigonal e encontra-se no mineral magnesite.
Este sal pode formar-se aquecendo óxido de magnésio numa corrente de dióxido de carbono. Acima de 350 ºC, predomina a reação inversa e o carbonato decompõe-se.
O carbonato de magnésio hidratado existe sob a forma de carbonato de magnésio triidratado (MgCO3.3 H2O) e carbonato de magnésio pentaidratado (MgCO3.5 H2O). No que diz respeito ao primeiro, este cristaliza no sistema rômbico, possui uma densidade relativa de 1,85 e ocorre naturalmente como nesquehonite. O segundo, cristaliza no sistema monoclínico, possui uma densidade de 1,73 e ocorre como lansfordite.
O carbonato de magnésio também existe no sal misto dolomite (CaCO3.MgCO3) e como um carbonato de magnésio básico nos dois minerais artinite
(MgCO2.Mg(OH)2.3 H2O) e hidromagnesite (3MgCO3.Mg(OH)2.3 H2O).
O carbonato de magnésio é utilizado para a produção de óxido de magnésio e constitui um agente secante, como por exemplo no sal de mesa. É também usado como antiácido medicinal e laxativo e é um componente de certas tintas de impressão e vidros.

Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 08:28:19]. Disponível na Internet: