Artigos de apoio

centrifugação

A centrifugação é uma operação unitária para separação de duas fases (camadas separadas) duma mistura por ação da força centrífuga a que fica sujeita, quando em movimento de rotação.
A centrifugação é usada para separar sólidos em suspensão num líquido, constituintes de misturas coloidais e constituintes imiscíveis.
A operação de centrifugação é realizada em aparelhos denominados centrífugas.
Existem atualmente vários modelos de centrífugas desde as manuais até às mais sofisticadas.
A centrifugação aplica-se em diversos processos industriais, tais como na separação da nata do leite, na clarificação de lacas ou na concentração do látex. Laboratorialmente usa-se para a determinação do peso e do volume de partículas coloidais, para acelerar filtrações, para a determinação de pesos moleculares e ainda na separação de isótopos.
Um exemplo prático de uma centrífuga, ou centrifugadora, encontra-se na máquina de lavar a roupa: no final de um programa de lavagem, existe um programa de centrifugação que provoca um movimento de rotação acelerado no tambor, permitindo separar a água, em excesso, da roupa.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-20 17:15:17]. Disponível na Internet: