Artigos de apoio

comunidade (biologia)

Comunidades semelhantes podem ocorrer em condições ambientais semelhantes. Contudo, o conjunto de espécies pode variar consideravelmente de um local para outro. Não é fácil definir especificamente comunidade porque espécies de uma comunidade podem também ocorrer noutras comunidades.
Em muitos casos, espécies de uma comunidade podem incluir indivíduos com adaptações específicas para essa comunidade. Se estes indivíduos são transplantados para outra comunidade, onde a mesma espécie está presente, os indivíduos transplantados podem não ser capazes de sobreviver com os seus congéneres, que por sua vez estão adaptados à segunda comunidade. Indivíduos adaptados a uma comunidade específica sem uma distribuição global denominam-se ecotipos.
A análise e classificação de comunidades é muito importante na preparação de cartas do solo que permitam estabelecer a atividade da terra, seja para fins agrícolas, florestais, fontes de lazer, exercícios militares, etc.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-23 02:59:15]. Disponível na Internet: