Artigos de apoio

crisófitas

As crisófitas são uma grande divisão das algas, com mais de 11 000 espécies das quais cerca de 10 000 são diatomácias. Também denominadas algas douradas compreendem organismos unicelulares como os silicoflagelados, os cocólitos e as diatomáceas. São constituintes muito importantes do fitoplancton. Da mesma maneira que as feofícias, possuem clorifas a e c, sendo a sua cor mascarada pela abundante existência de ficoxantina. O polissacarídeo de reserva é a leucosina ou crisolamirina que apresenta uma estrutura idêntica à laminarina que se encontra nas feofícias. Os produtos fotossintéticos são armazenados sob a forma de gotículas de óleo. As paredes celulares que não contêm celulose são constituídas por compostos pécticos, sendo também em geral, impregnadas de materiais siliciosos o que lhe dá enorme rigidez.
A reprodução sexuada nas crisófitas inclui a isogamia, anisogamia e oogamia. Na divisão assexual ocorre a divisão mitótica da célula.
A classificação das crisófitas é controversa. Alguns autores defendem que a sua semelhança com as feófitas são suficientes para não se constituírem duas divisões. Outros defendem que as características vegetativas são suficientes para se constituir a divisão das crisófitas.
São exemplos de crisófitas os géneros Dinobryon, que é uma forma colonial, a Vaucheria, que é filamentosa, e os géneros de diatomáceas Navicula, Synedra, Diatoma.
As diatomáceas apresentam carapaças siliciosas duplas (frústulas). As duas metades, valvas, encaixam-se uma na outra. As carapaças de diatomáceas acumuladas ao longo de milhões de anos, constituem um material fino e desagregado denominado "pó de diatomáceas" ou "terra de Trípoli" que é utilizada como abrasivo para o polimento de prata e para filtrar e isolar vários materiais. As tintas para marcação de estradas são impregnadas de "terra de Trípoli" devido às suas características de reflexão num ângulo visual pequeno.
A divisão crisófita compreende as classes bacilariofíceas (diatomáceas), crisofíceas (algas douradas) e xantofíceas (algas amarelo-esverdeadas).

1

2

3

4

5