Artigos de apoio

estática social

Para A. Comte (que introduziu a distinção entre estática e dinâmica social), a estática social designa a parte da Sociologia que analisa as leis gerais da ordem social, as condições de existência e o equilíbrio da sociedade. Teria por objeto o estudo das diversas partes da sociedade que se veem como permanentes (a economia, a família ou a comunidade) e das suas relações. Ou seja, estuda as condições de existência da sociedade.
A estática social analisa as leis gerais da ordem social, tem a ver com a compreensão das condições de existência, que, por sua vez, dependem da compreensão das relações necessárias entre as partes de um todo social.
A estática social seria uma espécie de anatomia da sociedade. Descreve os fenómenos e vê como estão relacionados. Na estática social, Comte trata da integração e da interpenetração de todos os aspetos, atividades e manifestações da realidade social, no mesmo todo indecomponível da sociedade.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 11:57:11]. Disponível na Internet: