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função simbólica

Na teoria de Piaget, o acesso ao nível pré-operatório, que surge entre os 18 meses e os dois anos, é caracterizado pelo aparecimento da função simbólica.
Segundo Piaget, a constituição da função simbólica, que possibilita diferenciar o significante do significado, permite o reforço da interiorização das ações. Ou seja, a função simbólica permite que a criança represente os objetos ou acontecimentos fora do seu campo de perceção atual, por meio de símbolos ou signos diferenciados. A partir desta diferenciação, o sujeito pode recordar-se, através dos significantes, dos significados afastados no tempo e/ou espaço.
Para Piaget, a função simbólica é assim a capacidade de evocar objetos ou situações através de várias ações.
Manifesta-se por exemplo através da imitação "cujos prolongamentos diferidos e cuja interiorização garantem a sua diferenciação dos significantes e significados"; pelo jogo simbólico, isto é, o jogo do "faz de conta"; no desenho, na imagem mental e pela linguagem. Com o progresso provocado pela representação, surge a capacidade de o sujeito evocar o ausente e realizar operações somente a um nível mental.


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