Artigos de apoio

geografia política

A geografia política estuda, ao mesmo tempo, de que maneira as considerações geográficas têm influência na condução das políticas e qual é a influência recíproca das decisões políticas na paisagem física e cultural.
A geografia está relacionada com o mundo político em três domínios principais: a designação e execução de políticas, a formação e delineação de Estados e as relações internacionais. Os métodos na geografia política são semelhantes aos utilizados em outros domínios da geografia humana e implicam sobretudo a análise de dados estatísticos e o material de arquivo. Geralmente, o trabalho puramente regional ou descritivo é muito escasso e a maior parte dos estudos referem-se aos aspetos geográficos dos políticos governamentais. Neste domínio, os geógrafos políticos entram cada vez mais em contacto com os trabalhos de outros investigadores dedicados às ciências políticas.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-19 03:13:32]. Disponível na Internet: