Artigos de apoio

lançamento do peso

O objetivo do lançamento do peso, uma das disciplinas do atletismo, é atirar uma esfera de metal o mais longe possível. Os atletas atiram a bola, a partir do ombro, de dentro de um círculo traçado no chão com 2,135 de diâmetro. A esfera tem de cair dentro de uma área traçada por duas linhas com cerca de 40º de abertura e com o vértice no círculo. O círculo está delimitado por uma faixa de dez centímetros e se o concorrente pisar fora dessa área, o lançamento é anulado. O atleta tem de colocar o peso junto ao queixo e em momento nenhum pode deixá-lo ir abaixo ou atrás do nível do ombro. Nas competições oficiais, cada lançador dispõe de três tentativas e, depois, os autores das sete melhores marcas têm a possibilidade de fazer mais três lançamentos.
O lançamento do peso foi inventado por soldados para ocupação dos tempos livres. No tempo do cerco a Troia, entre os séculos XIII e XII a. C., já havia relatos de concursos de lançamento de pedras entre os soldados que pretendiam exibir a sua força. A invenção do canhão de guerra, já no século XIV d. C., permitiu desenvolver este jogo, já que os soldados passaram a usar as balas para fazer os lançamentos. Aliás, foi este tipo de bola, com cerca de 7,5 quilos de peso, que os universitários ingleses adotaram nos torneios que realizavam em meados do século XIX, jogo que foi o verdadeiro precursor do atual lançamento do peso, uma vez que as bolas pesam 7,26 quilos.
O primeiro recorde mundial foi registado pela Federação Internacional de Atletismo em 1876, tendo sido o norte-americano J. M. Mann o autor de um lançamento de 9,44 metros. Sem espanto, esta modalidade integrou desde o início, em 1896, em Atenas, os Jogos Olímpicos da era moderna. As mulheres só a partir de 1948, em Londres, é que puderam lutar por uma medalha olímpica, atirando um peso de cerca de 4 quilos.
Até finais da década de 40, o lançamento era feito com o atleta virado de frente para o campo de lançamento, mas nos anos 50, um outro americano, Parry O'Brien, desenvolveu um novo estilo, em que o atirador roda 180º, conseguindo fazer lançamentos mais longos. Essa estratégia foi adotada até aos dias de hoje.
Os melhores atletas mundiais, que medem por norma dois metros e pesam cerca de 150 quilos, conseguem atingir marcas à volta dos 23 metros.

1

2

3

4

5