Artigos de apoio

níveis de organização estrutural

Nos seres vivos encontram-se vários níveis de organização estrutural. Relativamente à complexidade celular, existem dois níveis de organização estrutural: os procariontes e os eucariontes.
O aparecimento das células eucarióticas introduziu uma grande diversidade no mundo dos seres vivos que permitiu o aparecimento de formas mais complexas, formadas por mais de uma célula. De facto, outro nível de organização estrutural tem por base o número de células que constitui o ser vivo, podendo-se distinguir dois grandes grupos, os seres unicelulares, formados por uma única célula, e os organismos pluricelulares, constituídos por várias células interdependentes.
A pluricelularidade permitiu uma evolução organizacional ainda mais complexa. Nos organismos pluricelulares, as células semelhantes e interdependentes podem agrupar-se para realizar determinadas funções, constituindo os tecidos. Os diferentes tecidos, quando associados entre si, formam órgãos. Um conjunto de órgãos associados dá lugar, por sua vez, a um sistema de órgãos, e a cooperação dos vários sistemas de órgãos forma, por fim, um organismo.

1

2

3

4

5