Artigos de apoio

potência (física)

A potência é uma grandeza física, de símbolo P, definida como a razão entre a energia produzida, transferida ou transformada e o intervalo de tempo em que ocorreu essa transferência.
É também o produto da força pela velocidade. A unidade do sistema internacional de unidades (S.I.) é o watt, cujo símbolo é W. O nome desta unidade surgiu em homenagem a James Watt, engenheiro escocês.
Um watt é a potência de um aparelho que, quando em funcionamento, fornece a energia de um joule em cada segundo.
Uma vez que existem máquinas com potência muitíssimo elevada, é habitual trabalhar-se com múltiplos do watt, tal como o quilowatt (kW), o megawatt (MW) e o gigawatt (GW). Nos países anglo-saxãos usa-se uma unidade designada cavalo-vapor (cv). A conversão para watt é dada pela seguinte expressão: 1cv = 745,70 W.
A potência pode ser determinada diretamente usando um aparelho designado por wattímetro ou através de um processo indireto, utilizando a expressão matemática que a define, sendo necessário para tal conhecer a energia que o aparelho em estudo consome e o intervalo de tempo em que esteve em funcionamento.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-22 02:03:37]. Disponível na Internet: