Artigos de apoio

Primeira Viagem Espacial

No dia 12 de abril de 1961 concretizou-se um dos grandes sonhos do Homem, a primeira viagem espacial. O cosmonauta Yuri Alexeyevich Gagarin ficou para a posteridade como o primeiro homem a entrar no espaço, completando a órbita terrestre em 1h48m, dentro da nave espacial russa Vostok 1.Para esta viagem espacial, Yuri Gagarin foi obrigado realizar uma completa preparação psicológica e tecnológica, para que, no final do voo, o astronauta se lembrasse de pormenores importantes para o avanço da corrida ao espaço e decisivos para futuras viagens espaciais, isto tudo depois de ter passado por situações de grande tensão e dureza.
Como os cientistas envolvidos nesta missão queriam saber como é que o astronauta conseguia comer na ausência de gravidade, apesar do tempo de percurso ser curto e de Gagarin não necessitar de qualquer tipo de alimentação, teve de levar alguns mantimentos.
Ao mesmo tempo que a Vostok 1 se deslocava no espaço, Gagarin foi-se sentindo cada vez mais pesado, até atingir um peso cinco vezes superior ao normal.
Enquanto passava por África, o piloto-automático apontou a Vostok 1 para a Terra e ativou o foguetão para a retirar de órbita. Este foi um dos momentos mais importantes e mais tensos da missão, tanto para o piloto da nave espacial como para aqueles que o acompanhavam a partir da Terra. Isto tudo porque durante os testes esta operação não foi bem sucedida (em duas das cinco experiências).
Enquanto a cápsula se deslocava para fora de órbita, a secção de equipamento foi abandonada, uma vez que já não era necessária. Do interior da Vostok 1, Gagarin conseguia ver faíscas no exterior, ao mesmo tempo que se deslocava na atmosfera.
Depois deste feito empreendido sob as ordens da União Soviética, foi apelidado de "Colombo do cosmos". As suas impressões sobre aquilo que viu e presenciou a bordo da Vostok 1, deixam transparecer palavras cheias de poesia, beleza, relacionadas com o escuro do céu e as suas estrelas cintilantes. Com Yuri Gagarin transformado em herói nacional, os norte-americanos tiveram de aceitar a ideia de que os russos os tinham ultrapassado na corrida ao espaço.

1

2

3

4

5