Artigos de apoio

regra de Hund

A regra de Hund, como o próprio nome indica, foi formulada pela primeira vez, em 1927, pelo físico alemão Friedrich Hund que nasceu a 4 de fevereiro de 1896, em Karlsruhe na Alemanha, e faleceu a 31 de março de 1997, também em Karlsruhe.
Hund partiu diretamente da estrutura nuclear conhecida e medida das moléculas e tentou calcular as orbitais moleculares adequadas por via direta, resultando na regra de Hund.
Esta regra afirma que a energia de uma orbital incompleta é menor quando nela existe o maior número possível de eletrões com spins paralelos. Assim, durante o preenchimento das orbitais de um mesmo nível energético, deve-se colocar em primeiro lugar em todas elas um só eletrão, todos com o mesmo spin, antes de se proceder à lotação completa dessas orbitais. Os próximos eletrões a serem colocados deverão apresentar spins antiparalelos em relação aos já presentes.
Por exemplo, na configuração eletrónica do azoto (número atómico 7) os eletrões são distribuídos da seguinte forma: 2 na orbital 1s, 2 na orbital 2s e 3 na orbital 2p.


1

2

3

4

5