Artigos de apoio

reprodução sexuada

Tipo de reprodução que requer a união de duas células reprodutoras especializadas, os gâmetas, para a formação de um ovo (ou zigoto), que dá origem a um novo indivíduo. A reprodução sexuada ou sexual inclui dois processos fundamentais: a meiose e a fecundação.
É na meiose que se formam os gâmetas que intervêm na reprodução sexual. Uma vez que este tipo de divisão celular reduz o número de cromossomas da célula para metade, cada um dos gâmetas é uma célula haploide.
Durante a fecundação ocorre a duplicação cromossómica com a fusão dos dois gâmetas, um masculino e um feminino, e com a fusão dos dois núcleos - cariogamia -, que repõe o número de cromossomas característico da espécie. Forma-se, assim a primeira célula do novo indivíduo, o ovo, cujo núcleo possui pares de cromossomas homólogos, cada um proveniente de cada um dos gâmetas. Por mitoses sucessivas, o ovo origina um novo indivíduo.
A ocorrência da meiose, com redução cromossómica para a formação dos gâmetas, e da fecundação, com a duplicação cromossómica para a formação do ovo, permite manter constante o número de cromossomas característico de cada espécie ao longo das gerações.
A informação genética do novo indivíduo é uma combinação entre a informação contida nos dois gâmetas que lhe deram origem. Portanto, a reprodução sexuada contribui para a variabilidade genética das populações, aumentando a capacidade de os indivíduos suportarem as alterações do meio e de sobreviverem em ambientes em mudança.
A reprodução sexuada é um processo lento, produzindo, normalmente, um número reduzido de descendentes.
Existem várias estratégias de fecundação sexuada.
A reprodução sexuada ocorre nos animais superiores e nas plantas superiores, podendo ocorrer na maioria dos seres vivos a par da reprodução assexuada.
Normalmente, nos animais são necessários dois indivíduos, um masculino e o outro feminino. Contudo, existem animais hermafroditas em que a autofecundação ocorre. As plantas, na sua maioria, possuem tanto órgãos masculinos como femininos que podem autofecundar-se.

1

2

3

4

5