Artigos de apoio

trabalho (física)

Em física, o trabalho, cujo símbolo é W, consiste numa grandeza física, de carácter aditivo, definida como o produto da força pela distância de que se deslocou o seu ponto de aplicação na direção e sentido da força. Se uma força F atua de tal forma que o seu deslocamento s se encontra numa direção que faz um ângulo θ com a direção da força, o trabalho realizado é dado por: W = Fscosθ.
O trabalho é o produto escalar entre os vetores força e deslocamento. A sua unidade SI é o joule. Um joule será definido como o trabalho realizado por uma força de 1 newton ao deslocar 1 metro o ponto de aplicação, na direção da força.
O conceito de trabalho, que inicialmente surgiu na mecânica, aplica-se também aos vários ramos da física, com as modificações adequadas e adotando, nos diversos casos, os nomes de trabalho de um sistema termodinâmico, elétrico, etc.
O trabalho realizado por uma força é tanto maior quanto maior for a projeção da força aplicada na direção do movimento. A força eficaz (Fef) é a componente da força responsável pelo trabalho realizado sobre o centro de massa do sistema.
Se a projeção da força na direção do deslocamento (força eficaz) tiver o sentido do movimento, o trabalho realizado pela força é positivo (pois cos θ > 0) e diz-se trabalho potente. A força, neste caso, favorece o movimento.
Se a projeção da força na direção do deslocamento (força eficaz) tiver o sentido oposto ao do movimento, o trabalho realizado pela força é negativo (pois cos θ < 0) e diz-se trabalho resistente.
A força, neste caso, opõe-se ao movimento.
Se a projeção da força na direção do deslocamento for nula (cos 90º = 0), isto é, quando a força atua na direção perpendicular ao deslocamento, o trabalho realizado pela força é nulo.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 03:18:57]. Disponível na Internet: