Artigos de apoio

vertebrados

É um subfilo dos cordados constituído pelos animais que nos são mais familiares: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Assim se justifica que correntemente se considere o Reino Animal formado por vertebrados e invertebrados, incluindo neste último agrupamento todos os animais não vertebrados, apesar da grande diferença entre eles. Contudo, invertebrados não é designação de qualquer divisão sistemática.
Em todos os vertebrados o notocórdio ou corda dorsal, existente nas formas embrionárias, é, ao longo do desenvolvimento embrionário, rodeado por vértebras de natureza óssea ou cartilagínea que, no seu conjunto, constituem a coluna vertebral. Esta, na maioria das espécies, substitui totalmente o notocórdio, que, entretanto, é reabsorvido. Entre as vértebras aparecem discos cartilagíneos que permitem que a coluna vertebral tenha certa flexibilidade. Na região anterior do embrião e em torno da vesícula encefálica, em determinado momento do desenvolvimento, diferencia-se, em todos os vertebrados, a caixa craniana ou crânio. A partir do tubo neural diferencia-se a medula espinal, que fica contida no canal raquidiano, e a partir da vesícula encefálica primitiva diferenciam-se cinco vesículas, que estão na origem do encéfalo do adulto. As sete classes de vertebrados são: agnatha ou amandibulados, chondrichtyes ou peixes cartilagíneos, osteichthyes ou peixes ósseos, amphibia ou anfíbios, reptlia ou répteis, aves e mammalia ou mamíferos.
Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [consult. 2014-12-21 09:55:45]. Disponível na Internet: