24

Série televisiva norte-americana criada em 2001 por Joel Surnow e Robert Cochram, entre outros. Trata-se de uma inovadora ficção de ação em que cada capítulo narra o tempo real passado em cada uma das 24 horas de um dia. Cada temporada corresponde a um dia e cada um dos 24 episódios a uma hora desse dia. O papel principal é desempenhado por Kiefer Sutherland. O argumento é intrincado e repleto de suspense, trazendo cada novo episódio surpreendentes desenvolvimentos à ação. Usa também a técnica do ecrã dividido, que permite seguir simultaneamente diferentes acontecimentos.
Em Portugal, estrearam as três primeiras temporadas no canal 2 da televisão e a série já tem aura de culto entre os fãs que a seguem deste o primeiro episódio.
Na primeira temporada, conta-se a história do agente federal Jack Bauer (Kiefer Sutherland), chefe de uma equipa de elite - a CTU (Counter-Terrorist Unit) - brigada governamental anti-terrorismo sediada em Los Angeles que, na véspera das eleições primárias americanas, luta contra o tempo perante uma ameaça de assassinato do primeiro candidato negro à presidência dos Estados Unidos, David Palmer (Dennis Haysbert). Para além desse problema, Jack é confrontado com o rapto da sua filha Kim (Elisha Cuthbert), após o que a sua mulher Teri (Leslie Hope), ao procurá-la, é também raptada. Bauer vai depois descobrir que um dos elementos da sua equipa, Nina Meyers (Sarah Clarke), está no meio desta conspiração. Bauer tem um dia para salvar a sua família e proteger o seu país. Cada segundo conta e para ele aquele é o dia mais longo e atribulado da sua vida. A segunda temporada é passada um ano depois de todos os acontecimentos anteriores e desta vez existe a ameaça da colocação de uma bomba nuclear no centro da cidade de Los Angeles, que Bauer tem de descobrir num curto espaço de tempo. Enquanto isso, a sua filha Kim foge do seu patrão que a tentou matar, e o agora presidente David Palmer tem de aprender a lidar com membros da sua equipa que o tentam afastar da presidência, acusando-o de não conseguir lidar com a crise da ameaça de bomba.
A terceira temporada passa-se três anos depois e a ameaça, desta vez, surge de um cartel de tráfico de drogas que pretende libertar um vírus poderoso se não soltarem o seu líder, Ramon Salazar (Joaquim de Almeida), da prisão.
24 ganhou já vários prémios: em 2002 e 2003, a série foi nomeada para dez Emmys e recebeu dois. Em 2004, foi nomeada para oito Emmys, ganhando quatro. Em 2002, ganhou o Globo de Ouro para Melhor Ator em Série Dramática e foi nomeada para Melhor Série Dramática. Nos anos seguintes, foi nomeada para mais três Globos de Ouro, vencendo em 2004 na categoria de Melhor Série Dramática.
Como referenciar: 24 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 10:50:39]. Disponível na Internet: