3Com

A empresa 3Com, fundada em 1979 por Robert Metcalfe, é uma das líderes mundiais na indústria das tecnologias de redes computacionais. Desde a sua formação, a 3Com já completou mais de 25 fusões e aquisições de outras empresas ligadas à indústria de comunicações e redes.
Desde a sua fundação e da criação do standard Ethernet, o mundo abraçou a ideia e a possibilidade da existência de uma rede de computadores cada vez mais alargada e abrangente uma vez que:
- virtualmente, cada computador pessoal possui uma ligação de rede ou um modem;
- muitos dos negócios estão, fundamentalmente, dependentes do fluxo de informação transportado pelas redes de computadores;
- os provedores de serviços de telecomunicações estão a usar, cada vez mais, as tecnologias baseadas no Internet Protocol (IP) para distribuir serviços aos seus clientes, baixando drasticamente os seus custos operacionais.

A 3Com estruturou as suas operações em três áreas distintas:

- 3Com Enterprise Networking - fornece produtos para infraestruturas de redes a grandes e pequenas empresas;
- 3Com Connectivity - fornece soluções de conectividade em redes de fácil utilização e grande performance;
- CommWorks Corporation - subsidiária da 3Com, constrói redes de serviços múltiplos, baseadas no Protocolo IP e destinadas às empresas provedoras de serviços de telecomunicações.

Sob a liderança do CEO (Chief Executive Officer) Bruce Clafin, a 3Com procura conservar-se na vanguarda da conceção, desenho e construção das redes computacionais. Esta preocupação advém da constante pressão dos clientes que procuram constantemente novas alternativas, que proporcionem melhores taxas na relação preço/performance. Assim, a 3Com continua empenhada em oferecer soluções e produtos inovadores, ricos em funcionalidades a baixos custos de aquisição. Mantendo os preços mais baixos nesta indústria, a empresa espera satisfazer as necessidades dos seus clientes e garantir retornos financeiros para os seus acionistas.
Durante as primeiras duas décadas, a equipa de inventores e engenheiros da 3Com registou 911 patentes nos EUA. Em 2001, a companhia detinha o 76.° lugar no ranking das patentes registadas nos EUA, classificando-se assim bem mais à frente dos seus competidores diretos.


Como referenciar: 3Com in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 22:13:01]. Disponível na Internet: