A Casa da Rússia

Romance de John le Carré, publicado em 1989, que apresenta os meandros de espionagem e contraespionagem entre o Ocidente e a antiga União Soviética.
Barley Blair é o responsável por uma editora, em Londres, que publica ficção russa. Num evento social, na Rússia, Blair impressiona Goethe (de nome verdadeiro Yakov Yefremovich Savelyev), um importante cientista daquele país, que julga que Barley Blair poderá publicar um livro seu no qual são não só denunciados problemas do sistema de defesa russo, como também são revelados segredos militares que poderiam ser vitais para a defesa do Ocidente.
Uma amiga de Goethe, Katya Orlova, durante uma feira do livro no Consulado Britânico, em Moscovo, tenta entregar o livro de Goethe a Blair para ser editado, mas o editor não aparece. A obra extravia-se e fica na posse dos Serviços Secretos britânicos. Estes, especialmente o setor conhecido como "Casa da Rússia", pretendem que Blair regresse à Rússia e contacte com Katya Orlova para confirmar a veracidade das informações escritas. À medida que os espiões da "Casa da Rússia" prosseguem as investigações, parece-lhes que tudo não passa de um estratagema, a favor dos soviéticos, que procuram assim conhecer as falhas do sistema informativo inglês. Quando o KGB (polícia secreta da antiga União Soviética) se apercebe das intenções de Goethe em revelar informações secretas, a vida dos dois russos fica em perigo. Blair, que entretanto se apaixona por Katya, tenta salvá-la assim como os seus familiares. Para isso, entrega aos soviéticos um questionário feito pela "Casa da Rússia" e ao qual Goethe deveria responder. Obtido esse documento, os soviéticos lançam também uma operação de encobrimento com o intuito de impedir a divulgação das revelações de Goethe.
No fim, Katya e a sua família prosseguem a sua vida em tranquilidade, Goethe, que tinha estado hospitalizado, foi considerado morto, por causa natural, e Blair instala-se em Lisboa, onde tinha casa, e recomeça a sua vida.
Em 1990, o romance foi adaptado para o cinema, com título homónimo, sob a direção de Fred Schepisi e com a interpretação de Sean Connery e Michelle Pfeiffer.
Como referenciar: A Casa da Rússia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 03:01:46]. Disponível na Internet: