Artigos de apoio

A Conspiração
Romance de Dan Brown, publicado em 2001, cuja ação se desenrola, nos Estados Unidos da América e no Ártico, à volta da vida política, militar e aeroespacial.
Um dos satélites da NASA descobre, sob as profundezas do Glaciar Milne, no Ártico, um meteorito, com fósseis de animais existentes há 190 milhões de anos. Dizem que esse achado constitui a prova da vida fora do planeta Terra.
A NASA aproveita este assunto para, junto da opinião pública, camuflar problemas económicos e científicos que punham em causa a sua credibilidade científica e a da política espacial norte-americana numa altura de eleições presidenciais.
No sentido de averiguar a veracidade do achado, Zachary Herney, o presidente americano em funções e candidato às eleições, destaca para o local Rachel Sexton, uma investigadora dos serviços secretos RNO (National Reconnaissance Office) de que é diretor William Pickering. Esse destacamento provoca, inicialmente, um certo constrangimento dado que Rachel é filha do outro candidato presidencial, o senador Thomas Sedgewick Sexton. A situação torna-se incómoda, porque, na sua campanha eleitoral, o pai da investigadora utiliza como arma política, contra o seu adversário, as derrapagens económicas da NASA, indevidamente, suportadas pela Casa Branca.
Para além de Rachel Sexton, é igualmente destacada para analisar o meteorito uma equipa de especialistas dos quais se destaca o famoso oceanólogo Michael Tolland.
Ao longo da investigação, várias pessoas envolvidas no caso vão sendo assassinadas. Rachel Sexton descobre, entretanto, que o achado é uma fraude científica que, revelada, constituirá grande escândalo nacional e internacional.
Antes de Rachel Sexton poder comunicar ao presidente dos Estados Unidos a sua descoberta, tanto ela como Michael Tolland são perseguidos por assassinos profissionais. No entanto, Rachel consegue, por fax, enviar ao pai as provas da fraude, para que ele possa denunciar o caso publicamente e salvá-la do perigo que corre a sua vida.
A descoberta de todo o mistério surpreende os investigadores, e a revelação pública das provas vai ter grande impacto sobre as campanhas dos dois candidatos às eleições presidenciais.
Como referenciar: A Conspiração in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 12:00:35]. Disponível na Internet: