A Festa de Babette

Drama coproduzido pela Dinamarca e França, escrito e realizado por Gabriel Axel em 1987, Babettes Gastebud teve nos principais papéis Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont, Jarl Kulle, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel e Bibi Andersson. O argumento baseia-se num conto de Isak Dinesen, escritora que foi interpretada no cinema por Meryl Streep em Out of Africa (África Minha, 1985).
O filme inicia-se em 1836 e dá a conhecer um pastor protestante que mantém duas belas filhas, Philippa e Martina, sob apertada vigilância. Quando um cantor de ópera francês, Achille Papin (Jean-Philippe Lafont), promete levar Philippa para Paris para estudar canto e um oficial, Lorenz Lowenhielm, corteja Martina, o pai obriga-as a refugiarem-se na religião, renunciando assim à fama e ao amor. O velho acaba por morrer, mas as irmãs permanecem enclausuradas e solteiras, dedicando-se à caridade. 35 anos depois, surge na povoação Babette (Stéphane Audran), amiga do cantor de ópera, refugiada política parisiense. Babette implora às irmãs por abrigo, oferecendo-lhes em troca os seus serviços domésticos. Já instalada, Babette irá demonstrar a sua gratidão através de um evento que poderá dar uma segunda oportunidade na vida às duas irmãs. Assim que ganha um prémio na lotaria, decide gastar todo o dinheiro na organização de um banquete ("a festa") magnífico. A festa de Babette é a sua forma de expressão artística. O presente hedonista oferecido às irmãs Philippa e Martina encoraja-as (e aos restantes convidados) a ver um pouco mais além nas suas existências, à medida que constatam o contraste entre a magia e voluptuosidade da festa e as suas existências puritanas.
O filme tem uma das mais memoráveis refeições jamais filmadas, sendo a comida uma metáfora para os prazeres da vida e motivo de interrogação sobre os meandros da existência. Elegantemente filmado e iluminado, A Festa de Babette exalta a gastronomia e coloca em perspetiva os caminhos percorridos na existência humana.
Venceu o Óscar e o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
Como referenciar: A Festa de Babette in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 21:29:09]. Disponível na Internet: