A Insustentável Leveza do Ser

Romance de Milan Kundera, publicado em 1984, é um dos maiores clássicos da literatura contemporânea.

A ação de A Insustentável Leveza do Ser desenrola-se em Praga, em 1968, centrando-se no cirurgião Tomas que procura a liberdade sexual como forma de alcançar a felicidade. Para além desta personagem, destacam-se Teresa, fotógrafa, mulher de Tomas; Sabina, pintora, amante do médico; Franz, professor universitário, amante de Sabina. A vida e planos amorosos destas personagens são afetados pela invasão soviética à capital checa, invasão conhecida como "primavera de Praga". 
A obra apresenta uma estrutura não linear, recurso que facilita a compreensão da personalidade de cada personagem. Saliente-se ainda a linguagem complexa e, por vezes, abstrata, dados os conceitos filosóficos que são abordados no romance. Foi adaptada para cinema, sob a realização de Philip Kaufman, em 1988, com as interpretações de Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin e Stellan Skarsgard, entre outros.

Ler excerto da obra.
Como referenciar: A Insustentável Leveza do Ser in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 11:09:41]. Disponível na Internet: