Abel Salazar

Médico, escritor, investigador científico, artista plástico (desenho, escultura e pintura), crítico de arte e ensaísta português, Abel de Lima Salazar nasceu a 19 de julho de 1889, em Guimarães, e morreu a 29 de dezembro de 1946, em Lisboa. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, foi diretor do Instituto de Histologia e Embriologia da mesma instituição e ganhou reconhecimento mundial pelas suas investigações no domínio da histologia.
Abel Salazar era homem de grande cultura e energia criativa. A par dos seus trabalhos de investigação científica, dedicou-se às artes plásticas - pintura, gravura e escultura. Ainda assim, a sua faceta de cientista, dos maiores do seu tempo, tornou-se a mais marcante. Consagrado ao estudo da histologia, no âmbito da qual foi autor de diversos trabalhos, procurou também problematizar o conhecimento científico em face das realidades suas contemporâneas, designadamente em A Posição Atual da Ciência, da Filosofia e da Religião (1934) e A Socialização da Ciência.
Em 1940 publicou o livro O Que é a Arte? , em que expunha uma caracterização da arte baseada nas teorias mecanicistas de E. Krestschner. Nos seus trabalhos revelou inegável talento, mas também grande desigualdade nas esculturas e gravuras. A fama que teve como artista resultou principalmente da orientação política que exteriorizou em determinados momentos da sua vida. Foi, de facto, um resistente ao fascismo em Portugal, o que lhe causou dificuldades no prosseguimento do seu trabalho de investigação. Forçado a afastar-se do ensino, em 1935, as obras literárias que editou, aparentemente meras impressões de viagem, constituem a visão de um homem exilado dentro e fora do país, analisando o mundo contemporâneo de forma desencantada e lúcida.
Existe, no Porto, em sua memória, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, dedicado ao ensino e à investigação.
Como referenciar: Abel Salazar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 16:56:31]. Disponível na Internet: