abril

É o quarto mês do ano, na cultura ocidental, e começa com o dia das mentiras.

Nesta data - 1 de abril - é de tradição as pessoas poderem mentir pregando partidas a amigos e familiares, sem serem recriminadas.

O seu nome derivará de Aprilis, a espuma do mar onde nasceu Vénus, a deusa romana da beleza e do amor, relacionando-a com a chegada das flores e do bom tempo.

Em Portugal, ficou conhecido como mês dos cravos ou da revolução, por ter sido a 25 de abril de 1974, designado como o dia da Liberdade, que ocorreu o movimento militar contra o regime ditatorial do Estado Novo. Esta revolução ficou também conhecida por Movimento dos Capitães e os militares que nele participaram foram apelidados de Capitães de abril. Abril tem trinta dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

O estilista português Nuno Gama, o ator neozelandês Russel Crowe, o ator norte-americano Jack Nicholson, o campeão norte-americano de windsurf Robby Nash, o ator e também encenador português Luís Miguel Cintra e o futebolista português Pauleta.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Em abril, águas mil
- abril chuvoso e maio ventoso fazem o ano formoso
- Em abril sai o bicho do covil
- Vinha que rebenta em abril, dá pouco vinho para o barril

Como referenciar: Porto Editora – abril na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-16 05:07:02]. Disponível em