Abuja


Aspetos Geográficos
Cidade e capital da Nigéria, Abuja situa-se no Centro do país. Possui uma população estimada de 340 000 habitantes (2006), embora a sua área metropolitana atinja os 2,5 milhões. A escolha desta cidade para capital, sucedendo a Lagos (antiga capital), ocorreu em 1976 e deveu-se à sua privilegiada localização no Centro do país, no território atualmente conhecido como território da capital federal.

História e Monumentos A cidade foi a primeira a ser planeada a nível nacional e construída no meio do país de modo a representar neutralidade. Na altura, as divisões étnicas e religiosas existentes levaram a considerar a necessidade de se criar uma cidade com um significado neutral e com um cariz capaz de promover a unidade nacional. Outra das razões foi aliviar a antiga capital da enorme pressão demográfica com o consequente decréscimo do nível de condições de vida. A construção da cidade, contudo, só foi concluída no final dos anos 80, devido à instabilidade económica e política do país. Tornou-se capital oficial a 12 de dezembro de 1991. Está essencialmente dividida em duas áreas: a área central que engloba a Assembleia Nacional, as principais instituições culturais e políticas e ainda as principais organizações privadas. A segunda área engloba o espaço residencial, o comércio e outras atividades urbanas de apoio. Os seus principais monumentos são a Mesquita Nacional e a Catedral Nacional Ecuménica.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Um dos marcos da cidade (embora fique fora da cidade) é o Rochedo Aso (que significa vitória), um monólito rochoso de 400 metros criado pela erosão da água. Merecem também uma visita a Praça da Pomada e o Túmulo ao Soldado Desconhecido. O desenho da cidade foi aperfeiçoado pelo famoso arquiteto Kenzo Tange, mas esta ainda é uma cidade em construção. O seu plano ainda não ficou concluído, assim como muitos dos seus edifícios.


Economia
Possui a maior parte das embaixadas dos países estrangeiros e tornou-se também a sede da maior parte dos serviços governamentais. Em adição, é sede da Comunidade Económica dos Estados Africanos do Oeste. É o centro económico e administrativo do país, possuindo no seu distrito central uma zona de negócios e a "zona dos três braços", assim chamada por albergar os escritórios dos sistemas executivo, legislativo e judicial do governo federal. O aeroporto internacional situa-se a 38 km do centro da cidade.
Como referenciar: Abuja in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 01:45:11]. Disponível na Internet: