acelomado

Acelomado é a designação de um grupo de animais, atualmente sem valor sistemático, que segundo uma antiga classificação, com base embriológica, é constituído pela endoderme e pela ectoderme, pelo que os animais com esta característica se designam diblásticos ou diplobiontes.
Por difusão, um organismo vivo pode absorver nutrientes e eliminar substâncias inúteis. A difusão, contudo, é um fenómeno limitado. As células situadas nas zonas mais profundas do corpo têm dificuldade em eliminar as excreções e obter alimentos. Platelmintes, como a planária e a ténia, têm as células em contacto próximo com o exterior e a troca de alimentos e excreções pode ocorrer eficazmente.
Os Platelmintes não possuem no corpo, uma cavidade - celoma - limitada por tecidos desenvolvidos a partir da mesoderme. A cavidade interna que possuem é diferente da correspondente ao tubo digestivo sendo conhecida por intestino primitivo que comunica com o exterior por uma abertura designada blastóporo ou boca primitiva. Os acelomados são animais que não desenvolvem uma cavidade de origem mesodérmica.
Como referenciar: acelomado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-18 23:04:37]. Disponível na Internet: