ácer

Designação de plantas arbóreas, raramente arbustivas, da família das Aceráceas e do género Acer. As plantas do género Acer são geralmente caducifólias e mais raramente perenifólias como acontece com as espécies Acer pensilvaeicum e Acer garrettil. As folhas dispõem-se de maneira oposta, têm pecíolo comprido, são palminérveas e lobuladas. O perianto é constituído por cálice e corola, ambos de cor amarelada ou esverdeada e de aspeto sepaloide. No centro encontra-se uma pequena formação em forma de disco, de cuja margem saem os estames ou em cujo centro se encontra o gineceu.
O tronco do acer-campestre ou acer-comum (Acer campestre) pode atingir os doze metros de altura. Encontra-se na Europa, Norte de África e Ásia Menor desde a planície até à montanha.
O acer-campestre pode atingir uma idade compreendida entre os cento e cinquenta e duzentos anos. Aparecem marcados nos ramos vigorosos, mas não estão marcados em todos. Os frutos inicialmente são pilosos e depois glabros.
O género Acer é o mais diversificado da família sendo distribuído por cerca de cento e vinte famílias. São exemplos de plantas deste género o Acer negundo, o Acer platanoides, o Acer neonspessulanum, o Acer pseudoplatanus, o Acer opalus, etc.

Como referenciar: ácer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 19:10:42]. Disponível na Internet: