acetilcolina

A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
A acetilcolina é uma base quaternária de amónio (CH3CO-O-CH2CH2N(CH3)3OH), que se forma no organismo em pequenas quantidades, por via enzimática.
É produzida no botão sináptico (uma tumefação na extremidade de uma célula nervosa) e armazenada em vesículas até que um novo impulso nervoso desencadeia a sua descarga na junção das células nervosas. Quando a acetilcolina atinge a membrana da célula recetora, liga-se a um local específico e provoca a despolarização, originando um novo impulso nas células nervosas ou uma contração nas células musculares. Tem uma ação limitada por ser rapidamente destruída pela enzima colinesterase.
As drogas anticolinérgicas possuem várias aplicações em medicina para bloquear a ação da acetilcolina, interrompendo assim a passagem de impulsos nervosos e relaxando determinados músculos, por exemplo na medicação pré-cirúrgica.

Como referenciar: acetilcolina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 02:06:07]. Disponível na Internet: