Artigos de apoio

acetogenina
A acetogenina consiste em cada um dos compostos orgânicos constituídos por unidades repetidas de dois carbonos derivadas do ácido acético. Em sentido estrito, só se fala de acetogeninas no caso dos policétidos, nos quais se podem reconhecer com bastante facilidade as unidades de ácido acético. Em sentido lato, incluem-se também no grupo os terpenóides, esteroides e ácidos gordos. A síntese das acetogeninas dá-se por condensações sucessivas de moléculas de ácido acético ativado (acetil-CoA).
O policétido formado pode sofrer ciclização por condensações aldólicas ou por condensações de Claisen (reação que tem lugar entre um éster que contenha pelo menos dois hidrogénios no carbono imediatamente contíguo ao grupo carbonilo e um composto que contenha um metileno ativado), originando uma grande variedade de produtos naturais, geralmente fenóis aromáticos.

Como referenciar: acetogenina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-25 05:33:50]. Disponível na Internet: