ácido fosfórico

O ácido fosfórico, também designado de ácido ortofosfórico, é um sólido branco, ácido fraco tribásico, de fórmula molecular H3PO4.
É muito solúvel em água, solúvel em etanol, muito deliquescente, isto é, absorve a humidade do ar e nela se dissolve, e geralmente é fornecido como uma solução aquosa concentrada.
Este ácido é o derivado de fósforo mais importante comercialmente. 90% da rocha fosfato que é extraída, é canalizada para o fabrico do ácido fosfórico. Este é produzido por dois métodos distintos: o processo húmido, no qual se obtém ácido fosfórico com algumas impurezas originalmente presentes na rocha e é aplicado principalmente na indústria dos fertilizantes, e o processo térmico, que origina um produto muito mais puro e mais apropriado para géneros alimentícios e para a indústria dos detergentes.
No processo húmido a rocha fosfato é tratada com ácido sulfúrico e o sulfato de cálcio é removido ou com gesso ou como composto hemihidratado.
No processo térmico, pulveriza-se e queima-se fósforo fundido numa mistura de ar e vapor.
O ácido fosfórico origina três séries de sais contendo os iões fosfato (V) cujos aniões são: [(HO)2PO2]-, [(HO)PO3]2- e PO43-. Estes sais apresentam um carácter respetivamente ácido, neutro e alcalino e são muitas vezes utilizados para se obter soluções tampão.
Como referenciar: ácido fosfórico in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 06:07:56]. Disponível na Internet: