ácido sulfúrico comercial

O ácido sulfúrico comercial é uma solução que contém várias impurezas, o que lhe confere em geral uma cor escura, enquanto que o ácido puro (H2SO4) é incolor.
As características desta solução podem ou não ser fornecidas juntamente com a embalagem, podendo contudo ser determinadas por processos simples.
Normalmente, a embalagem indica a densidade da solução, podendo determinar-se a percentagem aproximada de ácido através da consulta de tabelas de densidades de ácidos e bases fortes. No entanto, para se determinar rigorosamente a percentagem de ácido nessa solução, é necessário proceder a uma titulação.
Para a realização da experiência de determinação da percentagem de ácido sulfúrico (H2SO4) no ácido sulfúrico comercial, é necessário o seguinte material: copos de titulação, balão volumétrico, bureta de 25 ml, conta-gotas, copo de precipitação, funil de vidro, pipetas e provetas.
Os reagentes utilizados são os seguintes: ácido sulfúrico comercial, solução de NaOH de concentração rigorosa e fenolftaleína.
Como a concentração do ácido sulfúrico comercial é muito elevada, torna-se necessário proceder a uma diluição prévia. Assim, num copo de precipitação adiciona-se água desionizada e pipeta-se ácido sulfúrico comercial para esse copo, juntando-o muito lentamente e agitando sempre a água do copo. Deita-se esta solução para um balão volumétrico de volume determinado e completa-se o volume com água desionizada até perfazer a capacidade do balão. Rolha-se o balão e agita-se até à homogeneização completa.
Em seguida procede-se à titulação da solução anteriormente preparada. Para cada copo de titulação, mede-se (com o auxílio de uma pipeta volumétrica) solução de ácido sulfúrico diluída, adiciona-se água desionizada (medida com proveta) e, por fim, o indicador que, neste caso, é a fenolftaleína. Adiciona-se à bureta solução de NaOH de concentração rigorosa.
Finalmente, junta-se à solução contida no copo de titulação a solução de NaOH gota a gota, até a solução mudar de cor, e anota-se o volume gasto de NaOH.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de NaOH gasto na titulação, calcula-se a percentagem de ácido sulfúrico no ácido sulfúrico comercial.
Como referenciar: ácido sulfúrico comercial in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-11 01:57:37]. Disponível na Internet: