ácidos nucleicos: ADN e ARN

São cadeias de moléculas unidas quimicamente que controlam a atividade celular. Há dois tipos de ácidos nucleicos: ADN (ácido desoxirribonucleico) e ARN (ácido ribonucleico).
O ADN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a desoxirribose. O nucleótido possui também um grupo (fosfato) e uma das quatro bases orgânicas seguintes: adenina, guanina, citosina e timina. As bases ligam-se a bases de outros nucleótidos, formando uma estrutura em hélice dupla.
O ARN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a ribose. O nucleótido possui também um grupo (fosfato) e uma das quatro bases orgânicas seguintes: adenina, guanina, citosina e uracilo. Nunca apresenta timina. A molécula de ARN é formada apenas por uma cadeia de nucleótidos e o seu comprimento é muito inferior ao comprimento de uma molécula de ADN, visto ser uma cópia de um segmento de ADN, a partir do qual é sintetizado.
Como referenciar: ácidos nucleicos: ADN e ARN in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-18 01:45:15]. Disponível na Internet: