Acra


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do Gana, Acra situa-se na costa do Golfo da Guiné, detendo uma superfície de 185 km2, incluída numa área maior que corresponde à Grande Acra. Possui uma população de 1 970 400 habitantes (2005).

História e Monumentos A origem de Acra data do ano 1500, ocupada na altura pelo povo Ga. Mais tarde, a cidade serviu de centro de trocas comerciais com os portugueses, que aí construíram um forte em 1557. No século XVII foram construídos fortes britânicos, franceses, suecos e holandeses. No ano de 1877, a cidade tornou-se a capital da Costa de Ouro britânica e, quando ficou concluída a ligação ferroviária que ligava a costa ao interior, com as suas minas e agricultura, tornou-se o centro económico do país. Em 1862 e 1939, algumas áreas da cidade foram destruídas por terramotos. Em 1957, o Gana tornou-se independente do Reino Unido com Acra como capital, na sequência de algumas revoltas que eclodiram na cidade em 1948. A cidade atual formou-se a partir de quatro áreas antigas desenvolvidas à volta de três fortes (um britânico, um dinamarquês e um holandês) e da antiga povoação dos Ga. Dos seus monumentos mais importantes constam o Forte de Christiansborg, construído pelos dinamarqueses no século XVII, atualmente chamado de Castelo Osu, e outros fortes holandeses e britânicos.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Acra é sede do Museu Nacional, possui a Academia de Artes e Ciências do Gana, a Universidade do Gana e a Biblioteca Nacional. É ainda sede da OUA, a União Africana. Também merecem uma visita o Teatro Nacional, o Centro Nacional de Cultura, não esquecendo as suas praias. É ainda conhecida por ter uma ativa vida noturna para os padrões africanos. A palavra Acra deriva da palavra Nkran, que significa formigas, numa referência à grande quantidade de formigueiros que existem nos subúrbios da cidade.


Economia
Sendo a maior cidade do país, Acra é também o centro administrativo, bem como da economia e das comunicações. As suas indústrias principais incluem os produtos agrícolas, a pesca, a madeira, os têxteis e os produtos químicos. É uma das cidades mais ricas e modernas do continente africano, com uma boa qualidade de vida comparada com a média dos africanos.
Como referenciar: Acra in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 05:35:01]. Disponível na Internet: