acumulador chumbo-ácido

Um acumulador de chumbo-ácido é um aparelho que armazena quimicamente energia elétrica. Este acumulador possui elétrodos de chumbo mergulhados em ácido sulfúrico diluído, daí a sua designação.
Os elétrodos são geralmente constituídos de uma liga de chumbo contendo 7-12% de antimónio que confere uma maior dureza e resistência à corrosão, e uma pequena quantidade de estanho, para conferir melhores propriedades de moldagem.
Os elétrodos são revestidos com uma pasta de óxido de chumbo II (PbO) e chumbo finamente dividido. Após a introdução dos elétrodos no eletrólito, faz-se passar uma corrente modelada através da pilha para converter o óxido de chumbo da placa negativa (cátodo) numa esponja de chumbo finamente dividido. Na placa positiva (ânodo) o óxido de chumbo é convertido em óxido de chumbo IV (PbO2).
Cada pilha fornece uma força eletromotriz (f.e.m) de cerca de 2 volt e em veículos a motor usa-se uma bateria de 12 volt constituída por seis pilhas.
As baterias de chumbo-ácido produzem 80-120 kJ de energia por quilograma e possuem um rendimento 75-90% dependendo do valor da corrente de descarga.
Como referenciar: acumulador chumbo-ácido in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:14:49]. Disponível na Internet: