Artigos de apoio

Adão e Eva
Trata-se de um filme da autoria de Joaquim Leitão, um dos realizadores mais apreciados do cinema português contemporâneo. Estreou a 20 de dezembro de 1995 e foi um dos maiores êxitos de bilheteira desse ano, muito graças à campanha de divulgação promovida pelo canal televisivo SIC (Portugal) que coproduziu a película juntamente com a Central de Producciones Audiovisuales (Espanha) e Antcam (França). A direção fotográfica foi da responsabilidade de Juan Molina. A música é de Pedro Abrunhosa. A interpretação reúne a famosa dupla de atores portugueses, Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida, contando ainda com Ana Bustorff, Cristina Carvalhal, Rogério Samora e Karra Elejalde. O filme venceu o Globo de Ouro da SIC.
Adão e Eva resulta num divertido retrato das relações interpessoais. Catarina (Maria de Medeiros), uma repórter de televisão com uma relação homossexual com Té (Ana Bustorff), deseja ter um filho sozinha. Para tal, seduz Rafael (Karra Elejalde). O seu maior rival é Francisco (Joaquim de Almeida) com quem é obrigada a apresentar um programa televisivo. Atingido o seu objetivo, apenas não consegue manter à distância as pessoas que a rodeiam e dificultam o nascimento isolado da criança, como desejara, principalmente Francisco, que, entretanto, se apaixonara por ela. Constrói-se, então, um enredo assente na mentira na ilusão das personagens assim como na sua forma de estar na vida.
Já em 1996, foi concebida uma adaptação do filme para televisão. Apresentada em três episódios, a série surgiu com algumas alterações face à versão cinematográfica. Embora, na essência, a história seja igual, foram-lhe acrescentadas personagens inexistentes no filme. Por outro lado, certos aspetos da narrativa foram mais desenvolvidos. Contudo, os principais papéis foram atribuídos aos mesmos atores que participaram na longa-metragem. Esta constituiu, de resto, a primeira aparição de Maria de Medeiros numa série televisiva.
Como referenciar: Adão e Eva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 22:54:55]. Disponível na Internet: