Adriana Calcanhotto

Cantora e compositora brasileira, filha de um baterista de jazz e bossa nova e de uma bailarina, nasceu a 3 de outubro de 1965, no Rio Grande do Sul, no Brasil.
O seu crescimento musical foi fortemente influenciado por Tom Jobim e João Donato. Começou como cantora da noite e foi descoberta quando cantava num restaurante. Com as suas atuações (onde provava que através da interpretação era possível mudar todo o contexto em que a música foi inserida pelo seu compositor) vestia as suas interpretações com uma roupagem peculiar, cativando as atenções do mundo musical. Nos finais da década de 80 do século XX mudou-se para o Rio de Janeiro. Foi saudada como a nova Elis Regina e gravou o seu primeiro disco, Enguiço (1990), pela CBS, que foi um sucesso, mas a crítica dividiu-se: alguns apontavam Adriana como uma das grandes revelações para a década de 90; outros achavam que se tratava de uma euforia passageira em redor de uma cantora que não o justificava, mas era apoiada por um marketing muito bom.
O segundo álbum, Senhas (1992), concedeu-lhe a fama: a faixa "Mentiras" foi aproveitada para uma novela da Rede Globo de enorme sucesso - "Renascer", tendo passado inúmeras vezes em todas as rádios do país. Os discos que se seguiram trataram de dissipar todas as dúvidas quanto ao seu valor na música popular brasileira: A Fábrica do Poema, disco do ano, lançado em 1994; Marítimo, um CD de 1998 onde os temas principais são o mar e a dança; Público, numa gravação de um espetáculo ao vivo, de 2000; Cantada, de 2002, onde a maioria das canções são da autoria da cantora; e Adriana Partimpim, 2004, um disco especialmente dedicado às crianças.
Ao longo da sua carreira, Adriana consolidou-se como uma das maiores intérpretes da música brasileira, assim como uma compositora cuidadosa, brincando com as palavras da mesma forma que brinca com o público nas suas atuações.
Como referenciar: Adriana Calcanhotto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 03:52:42]. Disponível na Internet: