aeroelasticidade

A aeroelasticidade consiste num ramo da mecânica aplicada, que estuda as interações da aerodinâmica, forças inerciais e forças estruturais, isto é, a ciência que estuda as deformações nos corpos provocadas por forças aerodinâmicas.
Quando os fluidos em estudo são líquidos, aplica-se o termo hidroelasticidade, em vez de aeroelasticidade.
A sua aplicação é importante no projeto de aeronaves e foguetes, pontes suspensas, linhas de alta tensão, torres ou chaminés altas. Uma das principais aplicações consiste no estudo da estabilidade e controlo de aeronaves e foguetes quando estes realizam manobras ou quando estão sujeitos a condições meteorológicas adversas (ventos fortes, variações de pressão e diferenças de temperatura).
A aeroelasticidade possui algumas áreas específicas das quais se destacam a aerotermoelasticidade, que estuda os efeitos do aquecimento devido ao comportamento aeroelástico em voos de alta velocidade, e a aeroservoelasticidade, que estuda as interações de controlos automáticos com resposta aeroelástica e estabilidade.

Como referenciar: aeroelasticidade in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 23:35:45]. Disponível na Internet: