Aeroporto de Barcelona

O Aeroporto de Barcelona fica situado nos arredores da capital da Catalunha, 10 quilómetros a sudoeste do centro da cidade. Sendo também conhecido por “El Prat”, é o segundo maior aeroporto espanhol, a seguir ao de Barajas, em Madrid.
As origens do aeroporto remontam a 1916, quando em Remolar foi inaugurado um campo de aviação. No entanto, dois anos mais tarde, entrou em funcionamento um novo aeroporto em El Prat, onde havia mais espaço para expandir a estrutura. Depois de ter servido para operações esporádicas, nomeadamente serviu a frota espanhola de zepelins, a partir de 1927 recebeu a sua primeira carreira regular, uma ligação a Madrid.
Em 1948 surgiu a primeira ligação transoceânica, mais concretamente os voos para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Ainda nesse ano foi construída uma nova pista, a que hoje em dia funciona como principal no aeroporto de Barcelona. A terceira foi inaugurada em 1952, juntamente com um terminal de passageiros. Devido ao crescimento do número de operações, em 1965 foi construída uma nova torre de controlo e, três anos mais tarde, um novo terminal.
Uma grande remodelação ocorreu por ocasião dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Na altura, foi construído um segundo terminal. O tráfego de passageiros cresceu desde então.
Para acompanhar esse desenvolvimento, em 1995 entrou ao serviço uma nova torre de controlo, a primeira de muitas iniciativas que permitiram um grande desenvolvimento do Aeroporto de Barcelona, que se viria a tornar num dos 15 mais movimentados da Europa.
Em 1999 foi aprovado o Plano Barcelona, destinado a dotar o complexo de mais uma pista, um novo terminal, novos acessos e urbanização da área envolvente com serviços e zonas comerciais.
O Aeroporto de Barcelona é operado pela AENA (Aeropuertos Españoles e Navegación Aérea) e é usado essencialmente para voos domésticos e para a Europa, embora também tenha ligações para a Ásia e Estados Unidos da América. As companhias aérea portuguesas TAP e Portugália operam no Terminal A para Lisboa, Porto e Madeira.
Como referenciar: Aeroporto de Barcelona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 03:05:11]. Disponível na Internet: