agama

Animal do tipo cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e da família dos Agamídeos constituída por cerca de trezentas espécies.
Os agamas estão distribuídos pela Europa, Ásia, África e Austrália em zonas rochosas ou montanhosas e são considerados como ocupantes do lugar ecológico das iguanas americanas. De um modo geral, os agamídeos, como a agama-comum (Agama agama) são escamosos robustos, recobertos por grossas escamas, por vezes pontiagudas, com patas fortes, cristas mais ou menos evidentes e gorgeiras inflamáveis. De noite o agama-comum é de cor cinzenta pouco vistosa, mas se aquece ao sol adquire uma coloração completamente diferente e muito mais brilhante. Daí a sua designação agama-arco-íris.
Os agama atingem o comprimento de trinta centímetros. O agama-comum alimenta-se de insetos e adapta-se muito bem à vida com os humanos. Os agamídeos que vivem próximo do equador apresentam uma época reprodutiva bem definida. Embora os machos possam produzir espermatozoides durante todo o ano, as fêmeas só põem ovos de junho a setembro, alguns meses depois das chuvas, quando o alimento é abundante e rico.
O Agama stelio é a única espécie de Agamídeos representada na Europa. Como todos os Agamídeos, aprecia o calor do sol, sob cujos raios desenvolve uma atividade incessante, brincando, lutando ou caçando insetos. Tem um comportamento muito territorial. Para defender o seu espaço, os agamas utilizam um vasto arsenal de gestos intimidativos e vistosos.
Como referenciar: agama in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:06:04]. Disponível na Internet: