agave

Designação comum de plantas da família das Agaváceas, também conhecida por Amarilidáceas, e do género Agave.
O agave Agave americana é uma planta vivaz, de porte robusto, caule curto, rizomatosa e arrosetada.
Floresce uma única vez na vida. Nem sempre origina fruto. Ao degenerar permanecem algum tempo os restos das folhas e do caule principal. A roseta pode ser substituída por rebentos da raiz. As folhas são lanceolado-oblongas, com aspeto cactiforme, podendo medir entre 100 e 200 centímetros de comprimento, são em geral eretas e num caso extremo curvadas até ao solo. As margens e os ápices são providos de fortes espinhos. As folhas glaucas e fortes concentram bastante água no seu interior. A roseta foliar vive muitos anos e constitui a única estrutura apreciável a um simples olhar. Ao fim de algum tempo aparece entre a roseta de folhas, um caule de aspeto lenhoso e alargado que suporta as inflorescências na sua parte superior.
As flores, de aparência tubular, estão agrupadas no extremo dos ramos perpendiculares no caule principal numa inflorescência, tipo panícula. As pétalas são, em geral, amarelas ou amarelo-esverdeado. Os estames são muito compridos com filamentos de seis a oito centímetros. O ovário é ínfero.
O fruto é uma cápsula oblongo-obovoide, com sementes achatadas.
O agave é originário do México, onde é frequentemente utilizado para a produção de fibra e para marcar os limites entre quintas. É uma planta que prefere terrenos secos e pedregosos. É extremamente resistente à aridez.
O Agave americana é também conhecido por piteira, piteira-de-boi, aloé-dos-cem-anos e cato-dos-cem-anos.
Como referenciar: agave in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-16 23:57:25]. Disponível na Internet: