Agência Espacial Europeia

Organização da Europa Ocidental para a pesquisa espacial, fundada em 1975, a Agência Espacial Europeia surgiu da fusão de duas organizações espaciais europeias, ambas estabelecidas em 1964. Os seus membros são a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Alemanha, a Irlanda, a Itália, a Holanda, a Noruega, a Espanha, a Suécia, a Suíça, o Reino Unido e a Finlândia. Em 1981 o Canadá assinou com a Agência um acordo especial de cooperação.

A sede da Agência Espacial Europeia fica em Paris. Os principais centros de estudos da Agência são o Centro Europeu para a Pesquisa e Tecnologia Espacial, localizado na Holanda, o Centro Europeu de Operações Espaciais e o Centro Astronáutico Europeu, localizados ambos na Alemanha. Existe ainda o Instituto de Pesquisa Espacial Europeu, localizado em Itália.

A Agência Espacial Europeia foi a entidade responsável pela sonda espacial Giotto, que tornou possível examinar o núcleo do Cometa Halley em 1986. Desenvolveu ainda o foguetão Ariane e um sistema de satélites meteorológicos conhecido por Meteosat. Em vários dos seus projetos, a Agência Europeia tem colaborado com a NASA, a sua congénere norte-americana.
Como referenciar: Porto Editora – Agência Espacial Europeia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-20 11:31:27]. Disponível em