agente tensioativo

Um agente tensioativo consiste em cada um dos compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas, pelo que têm larga aplicação técnica como componentes de detergentes e produtos de limpeza (emulsionantes, humectantes, dispersantes, espumantes e similares). As moléculas dos agentes tensioativos possuem componentes hidrófilos (que são atraídos pelas moléculas da água) e hidrófobos (que não exercem nenhuma força atrativa sobre as moléculas da água).
Podem dividir-se em substâncias anionactivas (sabões, sulfonatos, semiéster de ácido sulfúrico), substâncias cationactivas (aminas e seus sais e compostos de amónio quaternários) e substâncias não iónicas (poliésteres e poliálcóois).
Os detergentes e produtos domésticos de limpeza são, na sua maioria, anionactivos. Alguns produtos cationactivos utilizam-se como desinfetantes.
A diminuição da tensão superficial da água através da ação das substâncias tensioativas facilita a formação de espuma. Contudo, não existe uma relação estreita entre a ação de limpeza e a formação de espuma.
Como referenciar: agente tensioativo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-15 18:22:50]. Disponível na Internet: